Doramas!

Você sabe o que são Doramas? Não? E está esperando o que para descobrir?

"Como você consegue acompanhar tantos seriados?"

você sabia que com paciência e um pouco de organização você é capaz de assistir quantas séries desejar?

Resenha

Livro 'Caçadores de Luz: Histórias do Fotojornalismo'

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Resenha: Livro “Caçadores de Luz – histórias de fotojornalismo”, escrito pelos irmãos Marques, (três) fotojornalistas.



Oláaa! Quanto tempo! Férias são férias, e vindo de alguém temporariamente desempregada e de férias da faculdade, férias significam praia. Mas – e é irônico falar isso sendo que não ando fazendo nada de muito empolgante - estava cansada do marasmo já. O positivo é que botei leitura em dia enquanto passei horas jogada em uma rede, na minha humilde – humilde mesmo - casinha de praia. Como você pode (ou não) saber, curso jornalismo já há um bom tempo, e livros da área me interessam. Para expressar melhor, é uma das únicas leituras non-fiction que eu tenho gosto por ler. Numa manhã fui acordada com minha querida mãezinha me jogando um presente na cabeça (literalmente!): um livro que ela encontrou numa promoção por $2,50! Bizarro, eu sei. Eu achei o livro tão bom - principalmente considerando o valor que estava sendo vendido – que mereceu uma resenha aqui. Espero que se você tenha algum interesse pelo jornalismo, pela fotografia ou simplesmente acredita que ser fotografo/jornalista é moleza, dê uma lidinha. É um livro curto e cheio de imagens! *risos*




Nome: Caçadores de Luz – Histórias de fotojornalismo
Autores: Alan Marques, Lula Marques e Sérgio Marques.
Editora: Publifolha
Ano: 2008
Páginas: 237
ISBN: 978-85-7402-899-6



O livro é narrado em primeira pessoa e é, na verdade, uma coletânea de contos; experiências vividas pelos três. É dividido em três partes: A luta pela imagem, Histórias de presidentes e Celebridades do mundo político. Cada pequena história é aberta por uma página contendo a foto relacionada, o título e o nome do fotógrafo/autor da vez.
Eu, particularmente, não gosto de política. E eu sei, nunca esqueço o que ouvi de um professor – o melhor professor que já tive até hoje -, no início da faculdade “jornalista não tem opção de não gostar de política, tudo é política, tudo ENVOLVE política, não só políticos e senado”. Mas não gosto. ME OBRIGUE.

ACHO que isso foi minha surpresa, pois me conhecendo sei que largo rapidinho um livro que envolva esse tipo de política. Mas o modo como os três irmãos fotojornalistas abordaram o assunto transformou muitas das experiências envolvendo presidentes e senado em uma situação inusitada, engraçada e me fez ver o jornalismo político com outros olhos. Ou pelo menos o fotojornalismo político.
Ainda não trabalharia na área se tivesse opção.

No livro há histórias derivadas, mas o foco na política é visível. Acho que o motivo é porque um escândalo político é o que o brasileiro mais gosta e é o que o jornal mais procura. Afinal, para famosos temos os paparazzis, não fotojornalistas. Histórias que te deixam pensando, como a do avião da Gol que caiu em 2006, e histórias inusitadas que fazem com que seja compreendida as dificuldades de um profissional da área. Tapas, costelas quebradas, prisões fora de hora, fome, sono, sede, doenças... Alguém dê um prêmio pra cada um desses fotógrafos guerreiros? Apenas acho válido ein.

Para quem quer uma leitura mais leve e mesmo assim “educativa”, indico Caçadores de Luz. Valeu muito mais do que os ínfimos dois reais e cinquenta centavos gastos nele.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Acompanhar muitas séries: "Como você consegue?"

Olá para você, meu caro seriador.
Um assunto que gosto de falar é sobre séries, e conversando com amigos ontem no grupo The Mentalist Brasil, no face, entramos no assunto envolvendo a quantidade de séries que acompanhávamos. Alguns se surpreenderam quando eu citei todas (provavelmente o número gira em torno de -maisde-dez séries) que no momento eu via; essas mesmas pessoas disseram "nossa, mas eu não consigo fazer isso" e "é impossível, já mal consigo acompanhar uma!". Pois a vocês, meus caros, digo que sim, é possível. Não sou sobre-humana e confirmo que mesmo que no momento esteja apenas estudando, conseguia me manter igualmente atualizada nas mesmas séries na época que estava trabalhando E estudando.
Como esse assunto entrou em pauta, achei interessante passar um pouco de como funciona essa organização. Nunca realmente havia parado para pensar no padrão e se HAVIA algum padrão que eu seguisse, mas sabe que, no final das contas, ele existe? Inconscientemente acabamos inserindo isso como hábitos. Então vamos lá, a fórmula secreta para se tornar um seriador sem vida (ou não):

Primeiramente, tenha em mente que se manter em dia não é, necessariamente, baixar e ver o episódio na mesma madrugada que o link fica disponível. Eu, fielmente, só faço isso com duas: The Mentalist e Castle. Agora, se manter atualizado não é isso, é apenas ver o episódio na semana que ele sai, a ponto de que quando saia o próximo, você já esteja preparado e sem preocupações de receber spoiler enquanto vê outros comentando o episódio "da semana passada".

Vale também lembrar que o computador à muitos anos já é multi função, o que significa que você pode fazer várias coisas nele ao mesmo tempo, como baixar episódios enquanto faz trabalhos, ouve musica, conversa com amigos ou até mesmo quando não está em casa. VIU QUE LUXO? Pois é, e você não precisa baixar o episódio só quando acha que vai poder ver. "Não tenho tempo hoje, mas amanhã eu tenho!"... Então para que deixar pra baixar o episódio só amanhã e tirar parte do tempo que você podia já estar vendo sua serie linda? Deixe baixando enquanto faz algo fora de casa (seu computador não vai estragar por ficar uma hora a mais ligado. Ele não funciona só quando a gente está olhando, sério! Eu juro!), ou enquanto tem que limpar seu quarto ou qualquer outra coisa. Quando quiser ver, a qualquer momento, seu episódio vai estar ali, lindinho, só esperando um duplo clique ou, no meu caso, um botão direito e executar com media player classic (desculpa se tenho preconceito com o media player normal e preguiça de botar o classic como padrão).

Quando você tem os episódios baixados bonitinhos no seu computador, você pode vê-los quando quiser, e com certeza você achará um tempinho livre. Veja quando tiver vontade. Ou como bom seriador: acabe por virar a noite vendo seriados e depois se arrependa por só poder dormir 2h antes de acordar e ir trabalhar/pra aula.
Ajuda muito, também, fazer cadastro em sites como Banco de Séries, onde você pode botar no seu 'calendário' as séries que assiste para que fique por dentro de quando episódios novos estarão sendo exibidos.

print screen Banco de Séries
print screen Banco de Séries


O site também mostra quais series você está com episódios atrasados e etc. É uma das melhores ferramentas para quem assiste milhares de séries. Isso serve para pessoas como nós termos uma base de que dias saem os downloads (normalmente algumas horas depois de exibidas nos EUA) e não deixarmos amontoar nem faltar episódios. Por exemplo: eu assisto uma serie de domingo, duas de segunda, uma de terça, uma de quarta, duas de quinta, uma de sexta. Normalmente baixo as series de quarta e quinta juntas na madrugada de quinta e vejo elas na sexta ou no fim de semana.
É tudo questão de costume (e um pouco de organização. Até eu que sou o cúmulo da bagunça consigo, você também consegue!).
Espero que você, que tenha vontade de ver outras séries mas medo de se perder, com esse post se anime a ir em frente. Afinal, QUANTO MAIS SÉRIES MELHOR!  :)
Em breve, para você que tem dúvidas, um post sobre downloads, torrents e etc, como funciona, quando são disponibilizados, onde e etc.
Também em breve: um post interessante. Você conhece o Banco de séries? E o Orangotag? Que tal botarmos ambos em uma balança e ver qual ganha?
Qualquer dúvida, comentários estão aí pra isso.

Cruj cruj eee Tchau! - não, pera. despedida errada. :P

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

DORAMAS!


Olá!

Hoje, para iniciar o Blog, vamos falar de uma coisa interessante e pouco conhecida fora do mundo daqueles que gostam da cultura asiática.
E não, não é um post sobre animes.
O nosso "objeto de estudo" de hoje será... rufem os tambores... DORAMAS! (Que eu, particularmente, prefiro chamar de Drama. Mas isso pode ser só meu lado "mãe quero ser gringa" se apitando, porque lá fora eles usam a palavra sem o "O" mesmo). Mas... Alguém aí sabe o que são Doramas?
De acordo com a wikipedia, Dorama "é a definição generalizada do gênero série de televisão oriental, seja ela J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês, C-Drama(drama chinês) e até mesmo os Live-Action (filmes com pessoas reais quando um mangá ou anime faz sucesso)"
Mas aqui, sendo sincera, vocês provavelmente não vão ver um C-Drama tão cedo! Assisto doramas à um ano e ainda não fiz questão de ver um deles. 
Mas antes de você se interessar e sair correndo baixar, aqui vão algumas dicas:

Doramas não são iguais as series americanas, nem iguais as novelas mexicanas. Eles pairam ali entre o meio termo.

Um ponto positivo desse estilo é que ele tem um número X de episódios que contam UMA história. Os japoneses normalmente saem com 11 episódios, os coreanos com 16/18/22 e os Taiwaneses mais ou menos como os coreanos, mas eles gostam de arriscar e estender um pouquinho. Caso você queira comparar com a citada novelinha mexicana, o drama taiwanes é o mais próximo (em estilo também!).

Você tem que ter em mente que a cultura deles é totalmente diferente que a nossa. Então você, que vai ver pela primeira vez um drama, tenha na cabeça que você vai achar a língua (seja J-Drama, K-Drama ou TW-drama) bizarra de início. Na minha humilde opinião, ver dramas taiwaneses continua sendo um pouco engraçado, porque coreanos e japoneses mantém o mesmo estilo/entonação, mas os taiwaneses... Parecem sempre que estão tentando ser fofos, ou sei lá o que, enquanto falam... mais que o normal - porque os outros dois também gostam de inserir uma dose de fofura quando querem fazer uma personagem feminina. 

Não assista um drama Taiwanes antes de assistir um coreano. Dramas coreanos são os mais populares, melhor produzidos, atores mais bonitos. Os Taiwaneses costumam puxar um pouco pro lado eeextra drama/ extra tudo, e os doramas mais adultos são muito bons, mas os adolescentes tem poucos que não deixarão você querendo esconder o rosto com vergonha alheia. Então seria um choque se o primeiro que você visse fosse um Taiwanes à la Skip Beat! (aliás, aconselho nunca ver esse, a não ser que veja só pelo Siwon ou pelo Donghae). Melhor ir se acostumando com o Coreano antes de migrar (há só uma excessão, e vocês logo vão saber qual).

Sim, atores coreanos são lindos e a maioria deles também faz parte de algum grupo K-POP.
     5.1 Sim, coreanos matem a mesma cara até os 29 e daí quando vão ao quartel entram numa maquina envelhecedora/formadorademachinhos e saem de lá homens formados. Essa é minha teoria. (O serviço coreano é aos 29 e normalmente tem duração de 1 ou 2 anos. Todos tem que cumprir dever com a pátria.)

Eu era mega preconceituosa com coisas orientais. Já tinha visto alguns animes de menininha, mas ~naquelas~. Só digo isso pra vocês terem em mente que não tem nada a ver, se você gosta de historinhas bonitinhas, veja. Não tem porque ficar com o pé atrás só porque a cultura deles é diferente da nossa.

Doramas são, 80% das vezes, baseados em um casal principal. Você, que é shipper daquele casal de tal série americana/britânica e fica frustrada (o) porque esquecem de desenvolver o romance na história... Dorama é o seu lugar. A história basicamente roda em torno de um casal principal e de tudo que os rodeia. Claro, existem dramas de ação também, onde o casal acaba sendo algo secundário... Mas sério, ninguém vê dorama só por isso (pelo menos não nós, que não moramos lá)!

Não esperem novela das oito da Globo em um Drama. É MUITO difícil ver pegação em um programa assim, na maioria dos beijos um deles parte e dá um beijo (vide: celinho) e o outro fica parado com os olhos arregalados enquanto eles ficam lá, encostando as bocas. Orientais (principalmente coreanos!) gostam de retratar aquele inicio de sentimento, aquele "o que fazer?" quando o amor inicia. MAS, em defesa deles, a história é sempre pura e bonita, e alguns dramas tem SIM uns beijos e uns pegas que UFFA! Em termos de pegação Taiwaneses ganham, DE LONGE! Os beijos deles são mais realistas (estilinho nossas novelas). Coreanos estão sempre pelo lado "oh sou virgem" ou algo assim - não que seja necessariamente mencionado isso, mas enfim.
      8.1 Não se decepcione se alguns doramas tiverem um final meio WTF. Muitos são assim, e eu ainda procuro entender porquê. Eles sabem o número de capítulos que o drama vai ter antes de começar a gravar, então porque não cuidar para não amontoar coisa demais no último episódio? Mas não são todos, aliás, faz tempo que não pego um mal feito no final, então beleza.

Se prepare para entrar em crise de identidade, porque é normal você se apaixonar pelo terceiro membro do triangulo amoroso e depois ficar se odiando, porque já sabia que ele sobraria e você sofreria por ele. O pior é quando a principal tem química com os dois e você não sabe com quem ela vai ficar. DESESPERO TOTAL! (sem contar que normalmente os dois são lindos!)

10º É NORMAL algum dos três países (Coreia, Japão e Taiwan) lançar um drama, ele fazer sucesso e daí os outros produzirem suas versões também. E por incrível que pareça não é chato ver a mesma história. É interessante, você vê as mudanças, e normalmente eles mudam detalhes também.
      10.1 Isso vicia! Mas não se preocupe, você é normal. Todo mundo que começa a ver dramas acaba criando um vínculo que leva a mais e mais dramas, e no final você começa a acompanhar os dramas que etão saindo lá na coreia ainda. Ê vida de gado!

Então, galera. Caso vocês tenham se interessado, aqui vão alguns sites pra BAIXAR doramas:
>>AnimexGames (dramas, liveactions -que eu considero diferente- e mini séries; tudo misturados, mas em ordem alfabética. O ideal é já ir nesse site sabendo o que você vai querer baixar!)
>> YöDramas (cliquem no menu superior 'suporte yo' e depois em 'mp4/rmvb' pra baixar nesses tamanhos menores) Esse site é de um grupo de legendadores mesmo.
>> MeteorDramas (precisa se cadastrar no foro pra baixar, mas eles tem muitas opções legais pra baixar, e tem dramas japoneses, que normalmente é mais difícil de achar) Site no mesmo estilo que o citado acima.
>> Dramas Épicos (onde você encontra os dramas baseados nas épocas de dinastia Joseon e derivados, dramas de época, e também encontra series mais recentes que são os projetos especiais deles.)
>> DramaFans (outra equipe de Fansub, ou seja, grupo que legenda dramas).
Eeeeee se você não se importa de ver online e/ou que talvez não tenha legenda em português (isso tudo depende se o drama é popular ou não e quanto tempo tem que ele já foi exibido, porque as legendas em pt demoram mais) eu SUPER aconselho o >> VIKI. Esse é um site autorizado pelas emissoras e é estilo youtube. Ele coloca a maioria dos dramas e aí tem o pessoal que legenda e você vê online. Tem dramas mais famosos e antigos que tem legendas em umas 20 línguas diferentes, galerinha!!! 

Mas... e qual ver primeiro? 
Vocês podem dar uma espiadinha no meu perfil do mydramalist clicando aqui. Ele é um site estilo rede social e pra quem conhece o skoob ou o orangotag/bancodeséries vai ser barbada aprender a usar esse. Ele é leve (diferente dos dois primeiros citados) e tem de tudo. Muito bom e você consegue manter ordem nas coisas que está vendo. Quem não é cadastrado pode ver meus dramas ali passando o mouse nas parte onde aparece fotinhos deles e quando aparecer os menuzinhos cinzas escolher uma das opções "completed/completado", "watched/concluidos", "planed/planejados para ver" etc. Caso queira ver a lista completa só se cadastrar e me adicionar (ou não! haha). 

Agora, se você gostaria de sugestões, vou lhe aconselhar a começar por clássicos:
(se você clicar nas imagens verá videos do drama. botei dois por sugestão)

1. It Started with a kiss (e a segunda temporada dele, que se chama They Kiss Again)
 

    Esse drama é Taiwanes. E é a excessão que eu tinha comentado lá em cima. Clique nas imagens para ver dois vídeos (lindjos) do drama. E eu sei, a primeira coisa que disse foi para não começarem vendo um taiwanes. Mas esse é meu drama favorito. E eu acho que todo mundo que vê dramas devia começar com esse, ou assistir ele em algum momento. Eu não sou muito fã do TWDRAMA, mas esse é meu protegido. ISWAK/TKA é baseado num anime (ITAZURA NA KISS) que é baseado num mangá. Foi produzido em 2004 (a primeira temporada) e 2007 (a segunda). Esse é o casal com MAIS QUÍMICA que eu já vi num dorama, e independente de ser um drama mais jovem, eles se pegam mesmo! Na segunda temporada é uma fofura só, levando em conta que eles estão casados e adultos, etc. Ainda há previsão de uma terceira temporada acontecer depois que Joe -o ator principal - sair do quartel. É uma história mega famosa, e tem uma versão coreana também, que lançou em 2011, chamada Playful Kiss (ou Michevous Kiss). A versão coreana é legal, os atores são uma fofura -foi ali que me apaixonei pelo Hyun Joong, por mais que falem que ele não atua muito bem. Mas a versão original, taiwanesa, é mil vezes melhor, é uma história completa, nada é apurado, você se envolve MESMO com ela, acompanha o fatos e vê as coisas acontecendo de verdade. Você sente que aquilo é real, e isso é muito estranho, no bom sentido. A coreana já foi mais apertada devido àquela mania dos 16 episódios (+ 7 webepisódios curtinhos que você acha no youtube). Até hoje meu dorama favorito, e isso que já vi muuuitos desde que comecei. Nenhum conseguiu alcançar o nível desse, na minha opinião. Mas alguns chegaram perto. E entre esses estão:

2º Goong (ou Gung, ou Palace ou Princess Hours)
    
Esse Drama foi o que lançou a linda da Eun Hye e fez dela a raínha dos dramas. E eu deixei para ver ele só a pouco tempo! Imperdoável! Mas sem dúvida entrou para o meu top 5. É lindo, super vale a pena. E sim, eu tenho uma queda por personagens principais que são nojentinhos com a protagonista mas acabam se apaixonando por ela depois. São meus proferidos. Eu super aconselho ver esse, é um clássico dos Dramas.
Ele é de 2006! Botei dois vídeos, um mostrando o lado cômico e um o drama. Se você não quer ver tanta coisa pra não se spoilar, veja só o dramático (shattered), que você pode acessar clicando na primeira foto.

3º To the Beautiful You
   Tem outra coisa que eu adoro em termos de drama, além de quando o principal é malvadinho com ela... É QUANDO a situação envolve a menina tendo que se disfarçar de menino! *-* Bom, eu botei esse porque além de ser ótimo é um drama novo, antes que vocês achem que eu só gosto de coisa velha. Ele é de 2012 e tem como protagonistas o lindo do Minho, do grupo Shinee e a linda da Sulli, de F(x). Além de eles terem muita química e serem amigos à anos, o drama foi adorável. Clica ali nas imagens e confere os dois videos que eu separei :)

4º Personal Taste (Personal Preference)
Foi meu primeiro KDrama, gente! É uma fofura. Não sei explicar, pode que parte do meu carinho pelo drama venha pelo fato de ter sido o primeiro, mas não sei, foi lindo. E esse ator... Gravem bem o rosto dele, vocês vão vê-lo em muitos outros dramas. Ele é tipo TOP NA BALADA dos dramas agora. O nome dele é Min ho (Lee Min Ho. sim, o outro lá de cima é Minho também, mas eu escrevo junto pra diferenciar. e é Choi Minho haha). Então, não sou mega fã do Min ho, mas admito que ele só pega drama de peso e legal, então né gente. Tô aqui subindo as apostas pra quando a Eun Hye e ele farão um drama que explodirá a televisão, de tão bombástico.

5º Myung Wol The Spy
 
Eu poderia ter selecionado como última sugestão vários outros, mas eu achei interessante botar esse porque Myung Wol the Spy é um drama que eu particularmente ADORO -está nos meus favoritos, for sure-, mas que pouca gente conhece, não sei porque. E além de meninas se passando por meninos e caras maus com a principal, também amo histórias onde o protagonista é famoso. prontofalei! Esse drama é do primeiro trimestre de dois mil e onze, e ele é bem desenvolvido e sabe misturar comédia com ação e drama. Eu super recomendo. E sim, ela é uma espiã norte coreana que fez merda e acaba se envolvendo mais ainda quando tenta corrigir a merda. 

Então gente, é isso. Espero que um primeiro post sobre doramas tenha esclarecido um pouco as dúvidas do pessoal e também tenha dado vontadezinha de ver. Acredite, é super bom! Nada melhor do que um bom dorama naquelas tardes/noites chuvosas, quando você não tem mais nada pra fazer!

See ya!
Fighting!


L.